Como rezar o Terço

Diocese de Santa Luzia de Mossoró (RN)

Paróquia de São Miguel Arcanjo
São Miguel (RN) 



 RITUAL DO TERÇO

 1-      Antes de se iniciar o Terço, deverá ser preparada à procissão de entrada, com a escolha de uma equipe de oito pessoas, sendo que uma conduzirá a imagem de Nossa Senhora e a outra o terço, dois levarão as velas e quatro seguraram o manto por cima da imagem e o restante farão a guarda da mesma.
CD-01 HINO TERÇO DOS HOMENS.

2-   A abertura deverá iniciar-se com a procissão do quadro de Mãe Rainha, ou na falta deste, uma imagem de Nossa Senhora, acompanhada de um cântico e ao final da procissão uma saudação mostrando-o em todas as direções, respondendo a assembleia com uma calorosa salva de palmas. A guarda estenderá o manto de Nossa Senhora em cima de uma mesinha preparada para receber a imagem e a pessoa que está com o terço colocará por cima da imagem.

3-   Fazer um acolhimento aos presentes com a Canção de Boas Vindas e a seguir a leitura das intenções do Terço.
CD-02 CANÇÃO DE BOAS VINDAS.

Saudação de abertura: em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, Amém, (de preferência cantando).
Acolhimento: Que a presença do Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do pai, a comunhão do Divino Espírito Santo e a graça de nossa querida Mãe Rainha, estejam presentes no meio de nós. Amém. (Pode ser qualquer outra forma de acolhimento, de acordo com o dirigente do Terço).

4-   Invocação do Espírito Santo (Que poderá ser a oração ou o canto).
Obs.: Quando o Terço seguir o roteiro acima, não é necessária a oração do Divino Espírito Santo.
CD-15 ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO.

5-   O Ato Penitencial poderá ser meditado ou cantado. è Canto do Ato Penitencial (Sempre deverá haver para motivar a assembleia).
CD-06 ORANDO NA CRUZ
Sugestões: Meus irmãos façamos um momento de silêncio para analisarmos nosso passado e como deveremos agir no futuro diante das pessoas que convivem conosco e dos problemas que enfrentamos no dia a dia. Se tivermos alguma mágoa, seja de familiar, de nossos pais, de nossos filhos, de nossa esposa, de alguma outra pessoa, aproveitem este momento para pedir a Mãe Rainha para interceder por nós, para que seu Filho nos perdoe.
Oração Penitencial – Deus nosso Pai, tende misericórdia de todos nós aqui presentes, perdoe os nossos pecados e nos conduza a vida eterna. Amém.

6-   Aclamação do Evangelho (escolher cânticos conhecidos e motivadores).

7-   Leitura do Evangelho deverá ser feita por um Sacerdote, um Diácono ou ainda, um leigo com capacidade para fazer reflexão, que deverá ser de pouco tempo para não extrapolar a duração do Terço que em média é de 1 (uma) hora. É escolhido um participante para fazer a leitura da Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo...
Obs.: Modo de convite ao Evangelho, se for um leigo: O Senhor esteja Conosco, e a assembleia: Ele está no meio de nós.

8-   Início do Terço:
         Oração de Oferecimento (Informar a página do manual). O condutor convidará aos presentes para fazerem a mesma, dando um tempo para que cada um faça seu oferecimento pessoal, e a seguir rezam juntos o credo, o Pai Nosso e as três Ave-Marias. Antes de cada mistério será cantada a estrofe de uma das músicas do manual (Informar a página e o número).

Ø Todos os Pai Nossos serão recitados pela assembleia.
Ø As Ave-Marias poderão ser divididas em partes, ou seja, um lado reza a Ave-Maria e o outro responde com a Santa Maria, poderá também chamar quatro membros da assembleia para rezarem os mistérios, sendo um para cada mistério, ou a critério do dirigente.

Ø O quinto mistério deverá ser recitado com todos de pé e de mãos dadas.

Ø A Oração de agradecimento e a Salve Rainha deverão ser recitadas calmamente e por toda a assembleia.

9-   Logo em seguida deverá cantar-se a Consagração a Nossa Senhora e um dos membros presentes erguerá a imagem direcionando-a aos presentes que a saldarão com uma salva de palmas.

10-    Em seguida serão lidos os avisos, se houverem, os quais deverão ser relacionados ao Terço.

11-    Vamos pedir a benção a Nossa Senhora, cantando:
Benção final que poderá ser dada pelo Padre ou o condutor do Terço.
(Sugestão: Deus Pai de misericórdia com a intercessão de Nossa Mãe, Rainha e Vencedora, nos abençoe em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo. Amém).
Vamos em paz e que o Senhor nos acompanhe. Graças a Deus.

Obs.: A guarda que formou a procissão de entrada irá postar-se na saída com o manto de Nossa Senhora para que os participantes passem por baixo. Sugestão: cubra-me com seu manto de amor... Roberto Carlos.

12- Estimular os presentes a uma saudação de paz. (Cântico).
Obs.: esta saudação de paz, se a Equipe coordenadora achar conveniente, poderá ser feita após o item 02.

ROTEIRO DO TERÇO DOS HOMENS

Receber a Mãe Rainha
Canto:

Acolhimento
O animador dá as boas-vindas.

Invocação da Santíssima Trindade.
Canto:

Invocação ao Espírito Santo.
Canto:

Ato Penitencial.
Canto:

Evangelho.
·         Proclamação do Evangelho.
·         Reflexão do Evangelho (aproximadamente 10 minutos).
Obs.: a proclamação e a reflexão do Evangelho devem ser feitas pelo padre ou outra autoridade eclesiástica (na falta, poderá ser feita por um leigo).

Oferecimento do Terço. 
  

ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO 

Vinde Espírito Santo,
Enchei os corações dos vossos fiéis,
E acendei neles o fogo de vosso amor.
Enviai o vosso Espírito
E tudo será criado
E renovareis a face da terra. 

OREMOS:
Ó Deus que instruístes os corações
Dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo,
Fazei que apreciemos retamente todas as coisas
Segundo o mesmo Espírito
E gozemos sempre de suas consolações.
Por Cristo, Senhor nosso. Amém.


“OFERECIMENTO DO ROSÁRIO”


Divino Jesus

“Nós Vos oferecemos este Rosário que vamos rezar, meditando nos Mistérios de nossa Redenção.

Concedei-nos, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-los, e a graça de ganharmos as indulgências desta Santa Devoção.

Oferecemos, particularmente, em desagravo dos pecados cometidos contra o Santíssimo Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria, pela paz no mundo, pela conversão dos pecados, pelas almas do purgatório.

Pelas intenções do Santo Padre, o Papa, pelo aumento e Santificação do Clero, pelo Nosso Vigário, pela Santificação das Famílias, pelas Missões, pelos Doentes, Pelos Agonizantes, por todos aqueles que pediram Nossas Orações, por todas as nossa intenções particulares e pelo Brasil”.

Amém.

INÍCIO DO TERÇO DOS HOMENS


Reza-se o Credo: “Creio em Deus Pai Todo-poderoso, Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na Comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna”. Amém.

Reza-se: 1 (um) Pai Nosso.

Reza-se 3 (três) vezes:
Ø Deus vos Salve Maria, Filha de Deus Pai: 1 (uma) Ave-Maria.
Ø Deus vos Salve Maria, Mãe de Deus Filho: (1 (uma) Ave-Maria.
Ø Deus vos Salve Maria, Esposa do Espírito Santo, Templo e Sacrário da Santíssima Trindade: 1 (uma) Ave-Maria.

Reza-se o Glória: “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Oh! Meu Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai às almas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da Vossa misericórdia.

Mãe Rainha e Vencedora, três vezes admirável de Schoenstatt, Rogai por nós e abençoai as famílias do mundo inteiro.

Confio em teu poder e em tua bondade, em Ti confio com filialidade, confio cego em toda situação. Mãe no Teu Filho e na Tua proteção”.

CONTEMPLAÇÃO DOS MISTÉRIOS GOZOSOS

(Segunda-feira e Sábado) 

1º Mistério 

Ø No primeiro Mistério contemplamos a Anunciação do Arcanjo São Gabriel à Virgem Maria.

“Eis que você vai ficar grávida, terá um filho e dará a ele o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a Ele o trono de seu Pai Davi”. (Lc 1, 31-32).

Maria recebe a misteriosa visita de um mensageiro especial de Deus – o Anjo Gabriel. Ela, pobre jovem de Nazaré, ficou até assustada com a conversa do Anjo. Ele veio trazer uma proposta de Deus: Maria estava sendo convidada para participar do Plano Salvador de Deus, para ser Mãe do Messias. Maria escutou, com intenso carinho, aquele chamado de Deus que o Anjo trouxe-lhe. Mesmo um pouco assustada e sem compreender tudo, não hesitou. O fundamental era dizer “sim” a Deus. E Maria, livre e disponível, disse “sim”. Fez-se serva e colaborou no projeto de Salvação.
Hoje, em nossas comunidades, Jesus Cristo tem enviado muitos mensageiros para nos convidar a sermos testemunhas e semeadores de sua Palavra de Salvação. Sua voz ecoa profundamente no interior de cada um de nós, para sermos suas testemunhas, para sermos colaboradores do seu Reino de Justiça e Paz.
Neste Mistério, peçamos a Maria a graça de dizermos “sim” ao chamado de Deus. Rezemos também pelas vocações sacerdotais e religiosas para que, a exemplo de Maria, todos vivam com fidelidade e alegria a missão que receberam.

1.    Reza-se um Pai Nosso.
2.    Rezam-se 10 Ave-Marias.
3.    Reza-se um Glória.

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Oh! Meu Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai às almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da Vossa misericórdia.
Mãe Rainha e Vencedora, três vezes admirável de Schoenstatt, Rogai por nós e abençoai as famílias do mundo inteiro.
Confio em teu poder e em tua bondade, em Ti confio com filialidade, confio cego em toda situação. Mãe no Teu Filho e na Tua proteção”.

2º Mistério 

Ø No segundo Mistério contemplamos a visita de Maria à sua prima Isabel.

“Você é bendita entre as mulheres e é bendito o fruto do seu ventre... Bem-aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu”. (Lc 1, 42-45).

Mesmo grávida, envolvida pelo mistério de ser Mãe do Salvador, Maria parte para visitar e servir sua prima Isabel. Ela carrega o Messias. Ela é a Arca da Nova Aliança, e onde chega, acontece um Pentecostes, o lugar fica cheio do Espírito de Deus, de alegria. Maria nos ensina o jeito de construir um mundo novo de dignidade e de esperança para todos: a visita fraterna, o encontro alegre de gente disposta a servir e a amar.
Nós temos o costume de visitar os mais idosos? Temos tido a preocupação de saber como vivem os idosos em nosso bairro, em nossos sítios, em nossas cidades?
Neste Mistério, vamos pedir a Maria que nos ajude a sermos pessoas capazes de visitar e de levar solidariedade, esperança e alegria aos irmãos e irmãs que vivem na solidão e no sofrimento.

1.    Reza-se um Pai Nosso.
2.    Rezam-se 10 Ave-Marias.
3.    Reza-se um Glória.

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Oh! Meu Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai às almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da Vossa misericórdia.
Mãe Rainha e Vencedora, três vezes admirável de Schoenstatt, Rogai por nós e abençoai as famílias do mundo inteiro.
Confio em teu poder e em tua bondade, em Ti confio com filialidade, confio cego em toda situação. Mãe no Teu Filho e na Tua proteção”.

3º Mistério 

Ø No Terceiro Mistério contemplamos o Nascimento de Jesus na gruta de Belém.

“Enquanto estavam em Belém, contemplaram-se os dias para o parto e Maria deu à luz ao Seu Filho Primogênito. Ela O enfaixou e O colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles dentro da casa”. (Lc 2, 6-7).

Que acontecimento misteriosos: o Deus Onipotente se faz pessoa humana entre nós. Nasce pobre na estribaria de Belém. Bem que Deus poderia nos salvar de um outro jeito. Mas Ele quis este caminho de Sua presença amorosa, do terno diálogo com a humanidade toda. O nascimento de Jesus faz brotar a paz, a alegria e é sempre uma boa notícia para os pobres do mundo. Ele nasce hoje nos corações que buscam gerar, no mundo, fraternidade e vida digna para todos. Com Maria, guardemos com o coração extasiado o mistério da presença de Deus Salvador entre nós.
Rezemos por todas as pessoas que estão solitárias, sem sentido para viver, sem esperança, que não conhecem o Salvador, para que em meio às trevas sintam as centelhas da Luz do Salvador.

1.    Reza-se um Pai Nosso.
2.    Rezam-se 10 Ave-Marias.
3.    Reza-se um Glória.
“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Oh! Meu Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai às almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da Vossa misericórdia.
Mãe Rainha e Vencedora, três vezes admirável de Schoenstatt, Rogai por nós e abençoai as famílias do mundo inteiro.
Confio em teu poder e em tua bondade, em Ti confio com filialidade, confio cego em toda situação. Mãe no Teu Filho e na Tua proteção”.

4º Mistério 

Ø No quarto mistério contemplamos a Apresentação de Jesus no Templo.

“Terminados os dias da purificação deles, conforme a Lei de Moisés, levaram o menino para Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor”. (Lc. 2, 22).

Nos braços de um carpinteiro e de sua esposa, o menino Jesus é apresentado no Templo. O velho Simeão percebe a identidade profunda do menino e profetiza o seu destino. Ele é o Messias, o Salvador, a Luz de todos os povos.
Nós cristãos somos também vocacionados a esta missão: num mundo marcado pelas trevas da violência, do preconceito contra os mais velhos, devemos ser presença solidária e fraterna em defesa de vida digna para todos, especialmente para os mais idosos. A nossa missão é fazer brilhar a Luz do Cristo, que traz Vida em plenitude para todos.
Neste Mistério vamos também, como Maria, consagrar a Deus nossa vida, para que possamos ser fiéis ao nosso batismo e para que em nós nuca se apague a Luz de Cristo.

1.    Reza-se um Pai Nosso.
2.    Rezam-se 10 Ave-Marias.
3.    Reza-se um Glória.

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Oh! Meu Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai às almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da Vossa misericórdia.
Mãe Rainha e Vencedora, três vezes admirável de Schoenstatt, Rogai por nós e abençoai as famílias do mundo inteiro.
Confio em teu poder e em tua bondade, em Ti confio com filialidade, confio cego em toda situação. Mãe no Teu Filho e na Tua proteção”.

5º Mistério 

Ø No quinto Mistério contemplamos Jesus perdido e encontrado no Templo entre os doutores.

“Três dias depois, encontraram o menino no Templo. Estava sentado no meio dos doutores, escutando e fazendo perguntas. Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com a inteligência de suas respostas”. (Lc 2, 46-47).

A Mãe ansiosa reencontra o Filho no Templo de Jerusalém. Ele não tinha voltado com todos na peregrinação, ficou discutindo com os doutores da Lei. Grandes foram a alegria e a surpresa de Maria em ver seu Filho, de apenas doze anos, cheio de sabedoria e discutindo as coisas de Deus com os letrados e os donos do saber. É a revelação de Jesus totalmente dedicado às coisas do Pai.
Que possamos crescer na Sabedoria de Deus. Saber do amor, da caridade, da acolhida alegre e fiel à sua Palavra.

1.    Reza-se um Pai Nosso.
2.    Rezam-se 10 Ave-Marias.
3.    Reza-se um Glória.

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Oh! Meu Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai às almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da Vossa misericórdia.
Mãe Rainha e Vencedora, três vezes admirável de Schoenstatt, Rogai por nós e abençoai as famílias do mundo inteiro.
Confio em teu poder e em tua bondade, em Ti confio com filialidade, confio cego em toda situação. Mãe no Teu Filho e na Tua proteção”. 

CONTEMPLAÇÃO DOS MISTÉRIOS LUMINOSOS

(Quinta-feira) 

1º Mistério 

Ø  No primeiro Mistério contemplamos o Batismo de Jesus.

“Naquela ocasião, Jesus chegou de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no Rio Jordão. Logo que Jesus saiu da água, viu o céu se rasgando, e o Espírito, como pomba, desceu sobre ele. E do céu veio uma voz: "Tu és o meu Filho amado; de ti encontro o meu agrado". (Mc 1, 9-11).

Neste primeiro Mistério Luminoso da Vida de Jesus contemplamos o seu Batismo do Rio Jordão com João Batista. Neste momento, inaugura-se a missão de Jesus. A partir daí Ele se torna missionário do Reino entre nós, vai realizar sua missão salvífica. Enquanto Cristo desce à água do Rio Jordão, como inocente que se faz pecador por nós, uma voz celeste manifesta a identidade profunda de Jesus: “Este é o meu Filho Amado, que muito me agrada”.
Rezemos para que todos nós possamos viver de modo verdadeiro o nosso batismo. A Igreja tem necessidade de gente que seja capaz de viver segundo o Espírito de Deus, que faça de sua existência uma história construída à Luz da Palavra de Salvação, que seja no mundo sinal de amor, de justiça e de paz.

1.    Reza-se um Pai Nosso.
2.    Rezam-se 10 Ave-Marias.
3.    Reza-se um Glória.

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Oh! Meu Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai às almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da Vossa misericórdia.
Mãe Rainha e Vencedora, três vezes admirável de Schoenstatt, Rogai por nós e abençoai as famílias do mundo inteiro.
Confio em teu poder e em tua bondade, em Ti confio com filialidade, confio cego em toda situação. Mãe no Teu Filho e na Tua proteção”.

2º Mistério 

Ø No segundo Mistério contemplamos a Revelação de Jesus nas Bodas de Caná.

“...foi assim, em Caná da Galiléia, que Jesus começou seus sinais. Ele manifestou a Sua Glória, e seus discípulos acreditaram n’Ele”. (Jô 1, 11).

Segundo o evangelista João é em Caná da Galiléia que Jesus realiza o seu primeiro milagre. É o primeiro sinal de toda a sua obra salvífica. E neste primeiro ato redentor do cristo tem especial participação a sua Mãe, Maria.
Ela intercede por aquela família que, festejando o matrimônio, não tem vinho, não tem alegria. A vida havia se tornado uma monotonia triste. Mas aquela vida foi radicalmente renovada, transformada em abundante alegria com a presença de Maria e de seu Filho. Foi naquele dia que a Mãe querida nos deixou um segredo que é um verdadeiro programa de vida: “Fazei tudo o que Ele vos disser...”. Aqui está a possibilidade de uma existência cheia de alegria, aquela que se constrói fazendo a vontade do Cristo.
Rezemos para que nunca falte a presença intercessora de Maria entre nós. De modo especial, que possamos experimentar o Cristo transformando radicalmente nossas vidas, muitas vezes sem alegria e paz.

1.    Reza-se um Pai Nosso.
2.    Rezam-se 10 Ave-Marias.
3.    Reza-se um Glória.

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Oh! Meu Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai às almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da Vossa misericórdia.
Mãe Rainha e Vencedora, três vezes admirável de Schoenstatt, Rogai por nós e abençoai as famílias do mundo inteiro.
Confio em teu poder e em tua bondade, em Ti confio com filialidade, confio cego em toda situação. Mãe no Teu Filho e na Tua proteção”.

3º Mistério 

Ø No terceiro Mistério contemplamos o Anúncio de Jesus e o Convite à Conversão.

“O tempo já se cumpriu e o Reino de Deus está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Notícia”. (Mc 1, 15).

O centro de toda a vida de Jesus foi o anúncio do Reino de Deus. Ele veio anunciar a Boa Notícia do Pai. Sua vida consistiu em realizar em palavras e obras a chegada do Reinado de Deus entre nós. Reino que se realiza lá onde a vida é respeitada, onde as pessoas são livres e felizes. Para recebermos, para construirmos este Reino entre nós, precisamos de conversão, de uma mudança radical na orientação de nossas vidas. E aqui podemos caminhar confiantes na misericórdia do Cristo, que nos acolhe com alegria em seu Reino.
Peçamos à Maria, nossa Mãe, que nos ensine este jeito de viver somente para o Senhor, como servidores do seu reino de solidariedade e paz.

1.    Reza-se um Pai Nosso.
2.    Rezam-se 10 Ave-Marias.
3.    Reza-se um Glória.

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Oh! Meu Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai às almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da Vossa misericórdia.
Mãe Rainha e Vencedora, três vezes admirável de Schoenstatt, Rogai por nós e abençoai as famílias do mundo inteiro.
Confio em teu poder e em tua bondade, em Ti confio com filialidade, confio cego em toda situação. Mãe no Teu Filho e na Tua proteção”.

4º Mistério 

Ø No quarto Mistério contemplamos a Transfiguração do Senhor Jesus no Monte Tabor.

“...Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago e subiu à montanha para rezar. Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante”. (Lc 9, 28-29).

Este é o Mistério da Luz por excelência. Neste Mistério fazemos memória daquele luminoso evento de Jesus com os discípulos Pedro, Tiago e João. O Cristo mostrou-se transfigurado, luminoso: a Glória da Divindade reluz em seu rosto. Nele se manifestou a sua identidade profunda: o Filho Amado de Deus. Como é bom estarmos juntos com o Cristo. Como é bom experimentar a força de sua presença gloriosa. Aqui temos a experiência bonita de gozo espiritual no encontro com o Senhor. Que nossas comunidades sejam também feixes de luz para tantas pessoas. Lugar de encontro com o Senhor Glorioso.

1.    Reza-se um Pai Nosso.
2.    Rezam-se 10 Ave-Marias.
3.    Reza-se um Glória.

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Oh! Meu Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai às almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da Vossa misericórdia.
Mãe Rainha e Vencedora, três vezes admirável de Schoenstatt, Rogai por nós e abençoai as famílias do mundo inteiro.
Confio em teu poder e em tua bondade, em Ti confio com filialidade, confio cego em toda situação. Mãe no Teu Filho e na Tua proteção”. 

5º Mistério 

Ø No quinto Mistério contemplamos a Instituição da Eucaristia.

“...Jesus tomou um pão, agradeceu a Deus, partiu-o e o distribuiu a eles dizendo: ‘Isto é o meu Corpo, que é dado por vocês. Façam isto em memória de mim’. Depois da ceia, Jesus fez o mesmo com o cálice, dizendo: ‘Esta cálice é a nova aliança do meu Sangue, que é derramado por vocês’”. (Lc 22, 19-20).

Eucaristia: Mistério da Fé! A Igreja encontra seu sentido na Eucaristia. Dela nasce e para ela se orienta. Dela se nutre para ser testemunha do Evangelho. Que dom precioso nos concedeu o Senhor: o Seu Corpo e o Seu Sangue. Aqui o Cristo expressa “até o extremo” o seu amor pela humanidade.

1.    Reza-se um Pai Nosso.
2.    Rezam-se 10 Ave-Marias.
3.    Reza-se um Glória.

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Oh! Meu Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai às almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da Vossa misericórdia.
Mãe Rainha e Vencedora, três vezes admirável de Schoenstatt, Rogai por nós e abençoai as famílias do mundo inteiro.
Confio em teu poder e em tua bondade, em Ti confio com filialidade, confio cego em toda situação. Mãe no Teu Filho e na Tua proteção”.


CONTEMPLAÇÃO DOS MISTÉRIOS DOLOROSOS

(Terça-feira e Sexta-feira) 

1º Mistério 

Ø No primeiro Mistério contemplamos a Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras.

“Então Jesus foi com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse aos discípulos: ‘Sentem-se aqui enquanto eu vou até ali rezar’ ... Jesus foi um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto por terra e rezou: ‘Meu Pai, se é possível, afaste de mim este cálice. Contudo, não seja feito como eu quero, e sim como Tu queres’”. (Mt 26, 36-39).

Jesus foi solidário conosco em tudo. Ele é o nosso irmão na agonia e na dor. No Getsêmani, Jesus angustia-se frente ao desafio na Cruz. Ali Jesus assume e vence todas as tentações da humanidade ao dizer um “sim” radical à vontade do Pai: “Não se faça a minha vontade, mas a Tua”.
Tem gente que sofre demais. A agonia é tanta que só encontra uma saída: o conforto da oração e da presença de Jesus... Vamos lembrar, neste momento, das pessoas angustiadas: os pais e mães desempregados a verem seus filhos famintos, a dor dos idosos solidários e abandonados sem esperança.
Rezemos, neste Mistério, para que a Mãe das Dores ensine-nos a ter uma fé capaz de vencer todas as tentações e de construir um mundo sem tanta agonia para os pobres.

1.    Reza-se um Pai Nosso.
2.    Rezam-se 10 Ave-Marias.
3.    Reza-se um Glória.

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Oh! Meu Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai às almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da Vossa misericórdia.
Mãe Rainha e Vencedora, três vezes admirável de Schoenstatt, Rogai por nós e abençoai as famílias do mundo inteiro.
Confio em teu poder e em tua bondade, em Ti confio com filialidade, confio cego em toda situação. Mãe no Teu Filho e na Tua proteção”. 

2º Mistério 

Ø No segundo Mistério contemplamos a Flagelação de Jesus.

“O povo todo respondeu: ‘Que o Sangue Dele caia sobre nós e sobre os nossos filhos’. Então Pilatos soltou Barrabás, mandou flagelar Jesus e o entregou para ser crucificado”. (Mt 27, 25-26).

Que contradição” na sua vida entre nós Jesus fez somente o bem: acolheu, amou, perdoou, curou as pessoas (nunca um gesto de violência ou desprezo por uma única pessoa). Apesar de tudo isso, Jesus é torturado. Em nosso mundo tem muita gente violentada e torturada. É gente desempregada, povo sem-terra para trabalhar, passando fome e sede. São mulheres espancadas em seus próprios lares. São crianças violentadas. São tantos presidiários torturados. São tantos idosos abandonados nos fundos dos quintais...
Neste Mistério, peçamos a Maria que cuide e interceda por tantas pessoas que estão sofrendo violência em nossa sociedade.

1.    Reza-se um Pai Nosso.
2.    Rezam-se 10 Ave-Marias.
3.    Reza-se um Glória.

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Oh! Meu Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai às almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da Vossa misericórdia.
Mãe Rainha e Vencedora, três vezes admirável de Schoenstatt, Rogai por nós e abençoai as famílias do mundo inteiro.
Confio em teu poder e em tua bondade, em Ti confio com filialidade, confio cego em toda situação. Mãe no Teu Filho e na Tua proteção”.

3º Mistério

Ø No terceiro Mistério contemplamos a Coroação de Espinhos.

“Tiraram a roupa d’Ele e O vestiram com um manto vermelho; depois teceram uma coroa de espinhos, puseram a coroa em sua cabeça e uma vara em sua mão direita. Então se ajoelharam diante de Jesus e zombaram d’Ele dizendo: ‘Salve, Rei dos Judeus!’” (Mt 27, 28-30).

Além de ser condenado injustamente e sofrer violência, Jesus é humilhado. Que dor, ser coroado com espinhos! Antes de morrer, Jesus experimentou a impiedade, o desprezo, o absurdo da violência que é capaz de provocar a pessoa movida pelo mal.
Existe, entre nós, muita gente carregando uma coroa de dores na cabeça. Basta a gente escutar as pessoas desempregadas, as crianças abandonadas, o sofrimento das famílias que têm filhos dependentes das drogas.
Neste Mistério, vamos pedir à Mãe de Deus uma graça especial por tantas pessoas humilhadas, aperreadas e que vivem angustiadas. Em silêncio, lembremos estas pessoas que conhecemos.

1.    Reza-se um Pai Nosso.
2.    Rezam-se 10 Ave-Marias.
3.    Reza-se um Glória.

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Oh! Meu Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai às almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da Vossa misericórdia.
Mãe Rainha e Vencedora, três vezes admirável de Schoenstatt, Rogai por nós e abençoai as famílias do mundo inteiro.
Confio em teu poder e em tua bondade, em Ti confio com filialidade, confio cego em toda situação. Mãe no Teu Filho e na Tua proteção”. 

4º Mistério

Ø No quarto Mistério contemplamos Jesus a Caminho do Calvário.

“Enquanto levavam Jesus para ser crucificado, pegaram Simão, da cidade de Cirene, que voltava do campo e o forçaram a carregar a cruz, atrás de Jesus. Uma grande multidão do povo O seguia. E mulheres batiam no peito e choravam por Jesus”. (Lc 23, 26-27).

A contemplação de Jesus carregando a Cruz nos faz lembrar de tantas cruzes que o nosso povo carrega a cada dia. Especialmente dolorosa é a vida de tantos idosos, abandonados e solitários, angustiados por um futuro cada vez mais incerto.
O Cirineu, vendo Jesus, correu para ajudá-lo. E nós somos solidários com os que sofrem? Contribuímos para o socorro dos famintos e abandonados? Na vida, não somos verdadeiramente felizes se não carregamos as cruzes uns dos outros. Sem cruz não existe o brilho de uma vida doada e feliz. Se a gente não pode acabar com toda a dor, bem que a gente pode diminuir o sofrimento das pessoas. É sempre possível fazer alguma coisa. Basta a gente não cruzar os braços. Vida feliz exige doação: “A felicidade está mais em dar do que em receber”.
Rezemos este Mistério por tantas pessoas idosas que na velhice são obrigadas a carregarem a cruz da solidão e do abandono.
Rezemos também por tantas pessoas solidárias que doam tempo e recursos para o socorro dos sofredores.

1.    Reza-se um Pai Nosso.
2.    Rezam-se 10 Ave-Marias.
3.    Reza-se um Glória.

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Oh! Meu Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai às almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da Vossa misericórdia.
Mãe Rainha e Vencedora, três vezes admirável de Schoenstatt, Rogai por nós e abençoai as famílias do mundo inteiro.
Confio em teu poder e em tua bondade, em Ti confio com filialidade, confio cego em toda situação. Mãe no Teu Filho e na Tua proteção”.

5º Mistério 

Ø No quinto Mistério contemplamos a Crucifixão e Morte de Jesus.

“Já era mais ou menos meio-dia e uma grande escuridão cobriu toda a região até as três horas da tarde, pois o sol parou de brilhar. A cortina do santuário rasgou-se pelo meio. Então Jesus deu um forte grito: ‘Pai, em Tuas mãos entrego o meu espírito’. Dizendo isso, expirou”. (Lc 23, 44-46).

Jesus morre na cruz. O absurdo acontece: aquele que somente fez o bem morre como um maldito. É um momento de extrema tristeza e dor. O pecado mostra o mal que é capaz de produzir. É um sinal de trevas, de um mundo sem luz.
Mas a morte de Jesus na Cruz também tem um outro sentido: supremo ato de amor. Sua morte é entrega, é salvação, é remissão dos pecados, é libertação de nossos sofrimentos. Contemplamos, junto à Cruz de Jesus, sua Mãe em pé, firme, com a fé exemplar que tudo supera. É neste momento que Jesus partilha conosco a maternidade de Maria: “Eis o teu filho... Eis a tua Mãe”.
Rezemos a Maria para que, como ela, sejamos fiéis ao Cristo, mesmo nas horas difíceis, junto à Crus de tantos irmãos e irmãs.

1.    Reza-se um Pai Nosso.
2.    Rezam-se 10 Ave-Marias.
3.    Reza-se um Glória.

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Oh! Meu Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai às almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da Vossa misericórdia.
Mãe Rainha e Vencedora, três vezes admirável de Schoenstatt, Rogai por nós e abençoai as famílias do mundo inteiro.
Confio em teu poder e em tua bondade, em Ti confio com filialidade, confio cego em toda situação. Mãe no Teu Filho e na Tua proteção”. 

CONTEMPLAÇÃO DOS MISTÉRIO GLORIOSOS

(Quarta-feira) 

1º Mistério 

Ø No primeiro Mistério contemplamos a Ressureição de Jesus.

“Então o anjo disse às mulheres: ‘Não tenham medo. Eu sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui. Ressuscitou, como havia dito! Venham ver o lugar onde Ele estava’”. (Mt 28,5-6).

Alegria, Cristo ressuscitou! Jesus ressuscitado apareceu primeiramente às mulheres: Maria Madalena e Maria de Tiago. Assim como elas, Maria, Mãe do Salvador, acolhe com alegria a ação salvífica de Deus. A Ressurreição de Jesus é a vitória sobre as trevas da Paixão, é a inauguração de um tempo gracioso, da vida que vence a morte, da possibilidade de um mundo novo de justiça e paz. É sinal de que o amor de Deus vence o ódio, o egoísmo. Contemplando o Cristo Ressuscitado, podemos crer e esperar um amanhã mais feliz para a humanidade, num mundo novo com vida e dignidade para todos.
Rezemos, neste Mistério, em agradecimento a tantas ações em favor da justiça e da paz, protagonizadas pelos cristãos e pelas pessoas de boa vontade.

1.    Reza-se um Pai Nosso.
2.    Rezam-se 10 Ave-Marias.
3.    Reza-se um Glória.

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Oh! Meu Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai às almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da Vossa misericórdia.
Mãe Rainha e Vencedora, três vezes admirável de Schoenstatt, Rogai por nós e abençoai as famílias do mundo inteiro.
Confio em teu poder e em tua bondade, em Ti confio com filialidade, confio cego em toda situação. Mãe no Teu Filho e na Tua proteção”.

2º Mistério

Ø No segundo Mistério contemplamos a Ascensão do Senhor Jesus ao Céu.

“Então Jesus levou os discípulos para fora da cidade, até Betânia. Aí, ergueu as mãos e os abençoou. Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu”. (Lc 24, 50-51).

Jesus, depois de sua vida entre nós, depois de sua Morte e Ressurreição, volta para o Pai. Junto do Pai, Jesus restaura nossa dignidade. O Ressuscitado que senta à direita do Pai é o mesmo que assumiu a nossa humanidade. Ficamos com a tarefa missionária: dilatar seu Reino entre as nações, sermos suas testemunhas até os confins da Terra.
Rezemos, com Maria, para que o nosso grupo e a nossa comunidade ajudem sempre mais a nossa Igreja a ser testemunha fiel e missionária de Jesus Cristo.

1.    Reza-se um Pai Nosso.
2.    Rezam-se 10 Ave-Marias.
3.    Reza-se um Glória.

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Oh! Meu Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai às almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da Vossa misericórdia.
Mãe Rainha e Vencedora, três vezes admirável de Schoenstatt, Rogai por nós e abençoai as famílias do mundo inteiro.
Confio em teu poder e em tua bondade, em Ti confio com filialidade, confio cego em toda situação. Mãe no Teu Filho e na Tua proteção”.

3º Mistério 

Ø No terceiro Mistério contemplamos a vinda do Espírito Santo.

“Quando chegou o dia de Pentecostes, todos eles estavam reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como sopro de um forte vendaval e encheu a casa onde eles se encontravam. Apareceram então umas “línguas de fogo” que se espalharam e foram pousar sobre cada um deles. Todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem”. (At 2, 1-4).

Maria, nossa Mãe, estava presente no dia em que a Igreja de Jesus recebe o dom do Espírito, no dia de Pentecostes (cf. 2, 1-36). É a Igreja nascente feito família, reunida com Maria. Esse dia marcou a universalidade dos seguidores de Jesus, de sua Igreja. Cidadãos de muitas nacionalidades, com línguas diferentes, estavam presentes em Jerusalém, mas nenhum deles foi excluído de ouvir o discurso de Pedro ou de receber a ação do Espírito Santo. Nesse dia memorável, o Espírito comunicou a força para evangelizar, para anunciar e testemunhar o Cristo a todos os povos.
Rezemos, nesse Mistério, pela unidade em nossas comunidades, na nossa Igreja. E que, animados pelo Espírito Santo, possamos construir uma bonita Igreja, missionária do Evangelho, capaz de esparramar o Evangelho do Cristo em todos os recantos.

1.    Reza-se um Pai Nosso.
2.    Rezam-se 10 Ave-Marias.
3.    Reza-se um Glória.

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Oh! Meu Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai às almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da Vossa misericórdia.
Mãe Rainha e Vencedora, três vezes admirável de Schoenstatt, Rogai por nós e abençoai as famílias do mundo inteiro.
Confio em teu poder e em tua bondade, em Ti confio com filialidade, confio cego em toda situação. Mãe no Teu Filho e na Tua proteção”.

4º Mistério 

Ø No quarto Mistério contemplamos a Assunção de Nossa Senhora ao Céu.

“Bendita seja você entre todas as tendas de Judá e entre todos os povos. Os que ouvirem sua fama ficarão perturbados”. (Jt 14, 7).

Maria foi escolhida entre todas as mulheres para ser a Mãe do Salvador, do Rei e Senhor, é a nova Eva. Ela é a expressão mais perfeita da nova criação inaugurada por seu Filho. Ela foi concebida sem pecado, foi previamente remida para acolher em seu ventre o próprio Salvador. Assunta ao céu é sinal de esperança para todos nós, que um dia iremos participar da comunhão eterna com a Trindade Santa, junto com todos os santos e santas.
Rezemos, com Maria, pedindo ao Pai que renove a esperança em nossas famílias e nos faça sinais da nova humanidade que se abre à Sua Palavra e vive a fraternidade.

4.    Reza-se um Pai Nosso.
5.    Rezam-se 10 Ave-Marias.
6.    Reza-se um Glória.

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Oh! Meu Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai às almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da Vossa misericórdia.
Mãe Rainha e Vencedora, três vezes admirável de Schoenstatt, Rogai por nós e abençoai as famílias do mundo inteiro.
Confio em teu poder e em tua bondade, em Ti confio com filialidade, confio cego em toda situação. Mãe no Teu Filho e na Tua proteção”.

5º Mistério 

Ø No quinto Mistério contemplamos a Coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra.

“Apareceu no céu um grande sinal: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas”. (Ap 12, 1).

Que beleza é contemplar a vida de Maria. É a criatura mais linda que Deus criou. Criatura e Mãe do próprio Deus que se fez homem. Sua existência constituiu em fazer a vontade de Deus: “Eis a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Sua vontade”.
Maria é a Mãe do Rei, é a Mãe Rainha. É a Rainha da Paz, da Justiça e da Esperança. No céu, é coroada por Deus. Ela intercede continuamente por todos nós, sonha com o momento em que a paz, fruto da justiça, será instaurada no meio de seu povo. Paz que é dom de Deus e acontece quando tudo corre como deve ser: criança brincando, estudando; as pessoas sendo respeitadas, famílias tranquilas; trabalhador com salário digno, sem temer humilhação; idosos se sentindo acolhidos; cada pessoa servindo a comunidade e por ela sendo respeitada...
Rezemos este Mistério pedindo a intercessão de Maria, para que chegue a todos um novo tempo cheio da justiça que gera a paz.

7.    Reza-se um Pai Nosso.
8.    Rezam-se 10 Ave-Marias.
9.    Reza-se um Glória.

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Oh! Meu Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai às almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da Vossa misericórdia.
Mãe Rainha e Vencedora, três vezes admirável de Schoenstatt, Rogai por nós e abençoai as famílias do mundo inteiro.
Confio em teu poder e em tua bondade, em Ti confio com filialidade, confio cego em toda situação. Mãe no Teu Filho e na Tua proteção”.

ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO

Infinitas graças Vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de Vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre, tomar-nos debaixo do Vosso poderoso amparo e para mais Vos implorar Vos saudamos com uma “Salve Rainha”.

Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, Salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos a Jesus, bendito fruto do Vosso ventre, ó Clemente, ó Piedosa, ó Doce, sempre virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo”.
Amém! 

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA 

Ó minha Senhora e também minha Mãe, eu me ofereço inteiramente todo a Vós, e em prova da minha devoção eu hoje Vos dou meu coração

Consagro a Vós meus olhos, meus ouvidos, minha boca, tudo o que sou, desejo que a Vós pertença, incomparável Mãe, guardai-me, defendei-me, como filho e propriedade Vossa amém, como filho e propriedade Vossa amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós.